5 comandos básicos para ensinar ao seu cão

Quer saber quais os comandos essenciais para ensinar ao seu cachorro?

Ter um cachorro treinado não é o mesmo que ter um cão equilibrado, mas se o seu cachorro conhece alguns comandos básicos, eles podem ser muito úteis para lidar com comportamentos problemáticos – os existentes ou os que podem se desenvolver no futuro.

Então, por onde começar o treinamento de obediência do seu cão? Você até poderia fazer aulas de adestramento, mas isso não é exatamente necessário. Existem maneiras de começar sozinho. Na verdade, com a mentalidade e atitude certas, esses treinamentos serão divertidos para você e seu cachorro!

1. Comando “senta”

Este é um dos comandos de obediência do cão mais fáceis de ensinar, e por isso é bom começar por ele. Um cachorro que sabe o comando “senta” ficará mais calmo e fácil de controlar do que cachorros que não sabem esse simples comando.

Além disso, o comando “senta” prepara seu cachorro para comandos um pouco mais elaborados, como o “fica” ou “vem”.

Como ensinar o comando “senta”

  • Segure um petisco ou comida perto do nariz do seu cão.
  • Mova sua mão para cima, permitindo que a cabeça dele siga o petisco e fazendo com que seu traseiro abaixe.
  • Quando ele estiver sentado, diga “Senta”, dê a ele o petisco e muito carinho.

Repita esta sequência algumas vezes todos os dias até que seu cão tenha dominado o comando.

A partir daí, peça ao seu cão para se sentar antes das refeições, quando for sair para passear e durante outras situações em que gostaria que ele ficasse calmo e sentado. Aqui em casa sempre pedimos que “sentem” e “fiquem”, para servirmos sua alimentação, por exemplo.

2. Comando “vem”

A palavra “vem” é super importante para seu cão. Este comando pode ajudar a manter um cão fora de problemas, trazendo-o de volta para você caso a coleira se solte ou caso sua porta fique acidentalmente aberta.

Como ensinar o comando “vem”

  • Coloque uma coleira no seu cão.
  • Abaixe-se até o nível dele e diga: “Vem”, enquanto puxa a coleira com cuidado, trazendo-o em sua direção.
  • Quando ele chegar até você, recompense-o com carinho e algum petisco/comida.

Quando ele já estiver vindo com a coleira, remova-a e pratique o comando em uma área segura e fechada. Só com o tempo comece a treinar em áreas abertas e com outras distrações.

3. Comando “deita”

Este pode ser um dos comandos mais difíceis no treinamento de obediência do cão. Por que? Porque trata-se de uma postura avaliada como de submissão pelo cachorro.

Para te ajudar a ter mais sucesso você deve manter o treinamento positivo e relaxado, particularmente se seu cão for medroso ou ansioso.

Como ensinar o comando “deita”

  • Encontre uma comida bem cheirosa para seu cão, que o atraia muito, e segure-a com seu punho fechado.
  • Leve sua mão fechada até o focinho do seu cachorro. Quando ele cheirar e perceber a comida ali dentro, mova a mão em direção ao chão, de forma que ele siga sua mão, começando a se abaixar.
  • Em seguida, deslize sua mão pelo chão na frente dele para encorajar seu corpo a seguir sua cabeça. Você vai fazer o movimento com a mão que gere esse movimento dele deitar, conforme for seguindo sua mão.
  • Quando ele estiver na posição deitada, diga “Deita”. Dê a ele a comida super gostosa que ele queria e carinho.

Repita isso todos os dias. Se o seu cão tentar se sentar ou avançar para a sua mão, diga “Não” e tire a mão. Não o empurre para baixo usando suas mãos e sim o encoraje a fazer por si próprio cada passo até a posição correta.

4. Comando “fica”

Esse comando pode ser super útil sempre que você precisar que seu cachorro fique calmo aguardando algo, como na chegada de visitas ou quando você está fazendo alguma atividade doméstica.

Antes de seguir para esse comando, certifique-se de que seu cão já está especialista no comando “Senta”.

Como ensinar o comando “fica”

  • Primeiro, peça ao seu cão para “sentar”
  • Em seguida, abra a palma da sua mão à sua frente e diga “Fica”.
  • Dê alguns passos para trás. Recompense-o com um petisco e carinho se ele ficar.
  • Aumente gradualmente o número de etapas que você toma antes de dar o petisco.
  • Sempre recompense seu filhote por ficar parado – mesmo que seja por apenas alguns segundos.

Este é um exercício de autocontrole para o seu cão, por isso não desanime se demorar um pouco mais para que ele aprenda, especialmente para filhotes e cães de alta energia. Afinal, eles gostam de estar em movimento e não apenas sentados esperando.

5. Comando “solta”

Esse último comando pode ajudar a manter seu cão seguro quando a curiosidade dele for cheirar ou mexer em algo perigoso no chão! O objetivo é ensinar ao seu filhote que ele recebe algo ainda melhor por ignorar o outro item.

Como ensinar o comando “solta”

  • Coloque um petisco em ambas as mãos.
  • Mostre-lhe um punho fechado com o petisco dentro e diga: “Solta”.
  • Ignore-o enquanto ele lambe, cheira e late para tentar conseguir o petisco.
  • Uma vez que ele pare de tentar, dê-lhe o petisco da outra mão.
  • Repita até que seu cão se afaste desse primeiro punho quando você diz: “Solta”.
  • Em seguida, apenas dê ao seu cão o petisco quando ele se afastar do primeiro punho e também olhar para você.

Quando o seu cão se afastar consistentemente do primeiro petisco e fizer contato visual quando você diz o comando, você está pronto para aumentar o nível do treinamento. Para isso, use dois petiscos  diferentes – um que seja gostoso mas não tenha tanto apelo e outro que seja o favorito, super cheiroso e gostoso.

  • Diga “Solta”, coloque a guloseima menos atraente no chão, cobrindo-a com a mão.
  • Espere até o seu cão ignorar esse petisco e olhar para você. Em seguida, retire esse petisco do chão, dê-lhe o melhor petisco e compartilhe carinho imediatamente.
  • Assim que ele conseguir, coloque o petisco menos saboroso no chão … mas não o cubra completamente com a mão. Em vez disso, segure a mão um pouco acima do petisco. Com o tempo, gradualmente mova sua mão mais e mais longe até que sua mão esteja cerca de 15 cm acima.
  • Agora ele está pronto para praticar com você em pé! Siga os mesmos passos, mas se ele tentar pegar o petisco menos saboroso, cubra-o com o pé.

Não apresse o processo. Lembre-se: você está pedindo muito do seu cachorro. Se estiver muito pesado e você perceber que ele está cansando, volte para o estágio anterior ou até encerre a sessão para o dia. Você não deve deixar seu cachorro cansado a ponto de perder o interesse pelo treino.

Uma dica é usar o horário da sua alimentação para treina-lo, pois ele já estará com fome, esperando sua comida. Ele precisará trabalhar para ganhar a comida. Esse é o melhor dos mundos!

Apenas estes cinco comandos simples podem ajudar a manter seu cão mais seguro e melhorar sua comunicação com ele. Vale a pena investir seu tempo e esforço neles.

Lembre-se de que o processo leva tempo, por isso só inicie uma sessão de treinamento de obediência se você estiver na mentalidade certa para praticar, com energia e paciência assertivas e calmas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.